YOUTUBE AI Pulo do gato + Gato coins

A humanidade recebeu um grande beneficio

O ano de 2021 continuou sendo marcado pela pandemia de COVID-19 e os vários memes que a internet e reality shows, mais populares do que nunca, geraram. Nesse turbilhão de acontecimentos é natural que você tenha deixado algo importante passar. Por isso, a Ilha do Conhecimento fez uma seleção das principais notícias do mundo da ciência durante o ano. Em nossa retrospectiva, saiba dos acontecimentos mais importantes e interessantes de diversas áreas de pesquisa!

 

Astronomia e física

ciência
Laboratório Fermilab no qual foram realizados estudos com o Muon. Imagem: Reidar Hahn/Fermilab

2021 foi o ano marcado por viagens que transportaram civis para ver a Terra (redonda!) do espaço. Os empresários e bilionários Richard Branson (Virgin Galactic) , Jeff Bezos (Blue Origin) e Elon Musk (SpaceX) concretizaram e iniciaram oficialmente a era do turismo espacial. Apesar da controvérsia da exorbitante quantidade de dinheiro investido para realização dos feitos, enquanto diversos países enfrentam grave crise socioeconômica no mundo, o sucesso das missões aponta para o futuro da exploração espacial: a participação cada vez maior de financiamento privado.

Já no campo da ciência básica tivemos a primeira pista de uma possível quebra das leis da física em 50 anos! Cientistas americanos demonstraram que as partículas subatômicas chamadas múons podem ser muito mais magnéticas e oscilar de maneiras originalmente não previstas pelos modelos teóricos padrões aceitos atualmente. Estudos estão sendo realizados por diversos pesquisadores pelo mundo para ver se encontraram dados similares e visando compreender melhor o fenômeno. Sendo correto, essa descoberta sinaliza que possam existir outras partículas ou forças ainda a serem descobertas pela ciência.

Paleontologia e arqueologia

ciência
DNA mais antigo extraído de fóssil de mamutes. Imagem: Fast Company Brasil

Em se tratando do passado do ser humano na Terra, neste ano a pintura mais antiga de animais foi descoberta. Tratam-se de desenhos em vermelho ocre que possivelmente retratam alvos de caçadas humanas, encontrados em uma caverna da ilha Sulawesi, na Indonésia. A análise dos minerais da tinta na rocha datou em mais de 45 mil anos a pintura. Ainda esse ano, evidências de sepultamento de quase 80 mil anos atrás foram encontradas na África, demonstrando que a prática de enterrar seus mortos é algo bastante antigo em nossa espécie.

Em um passado mais distante, mamutes que viveram mais de um milhão de anos atrás tiveram seu DNA sequenciado a partir de amostras de dentes molares encontradas na Sibéria, nos anos 1970. Assim, pela primeira vez foi possível sequenciar material genético com idade tão antiga. O estudo do DNA de espécies extintas ajuda os cientistas a conhecer melhor a evolução das espécies e o passado da Terra.

Meio ambiente e sustentabilidade

Inundação na China é um exemplo de fenômenos climáticos se intensificando no planeta. Imagem: Aly Song/Reuters/Alamy

Após décadas de anúncio pela comunidade científica, as mudanças climáticas hoje já são realidade. Isso foi o que mostrou o relatório do Painel de Mudanças Climáticas das Nações Unidas, o IPCC, publicado esse ano. O aumento de 1,1 °C na temperatura do planeta já registrado comparado com a média entre 1850-1900 deve continuar crescendo, e já é responsável por diversos eventos climáticos extremos pelo mundo, como secas, incêndios florestais e inundações.

Infelizmente, o encontro de 196 governantes de nações ocorrido em Novembro, na COP 26, teve como principal resultado o ceticismo da comunidade científica. Nessa reunião, que tem como objetivo traçar metas para desacelerar tais mudanças no clima, ocorreu a assinatura de um pacto para a redução de 45% das emissões de gás carbônico até 2030. O principal problema é que não temos consenso se isso é o suficiente para frear as mudanças climáticas já observadas, e ainda depende do real comprometimento dos países com mudanças drásticas em suas matrizes energéticas.


Posted

in

by

Tags:

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *